Cidades

Vigilância sanitária reabre reservatórios da Unirio

Vistoria foi solicitada pela Unirio diante da confirmação de casos de hepatite entre alunos. Foto: Vigilância Sanitária/Divulgação

As aulas na Unirio foram retomadas nesta terça-feira (21) na unidade de ensino da Urca, no Rio, que abriga o Centro de Letras e Artes. As aulas estavam suspensas desde 9 de maio, quando a Subsecretaria de Vigilância Sanitária e Controle de Zoonoses do Rio interditou os reservatórios de água — liberados apenas na tarde de segunda-feira (20).

A ação da Vigilância na Unirio começou em atendimento ao ofício da Direção do Centro solicitando a análise da potabilidade da água, com a justificativa que três casos de hepatite A foram confirmados em alunos. Das seis amostras coletadas por profissionais do Laboratório Municipal de Saúde Pública (Lasp), cinco não apresentaram alteração e uma teve resultado insatisfatório por falta de cloro.

A reabertura dos reservatórios foi anunciada durante a nova vistoria técnica feita pela Coordenação de Engenharia, após a direção da unidade apresentar o certificado de higienização e o laudo de potabilidade da água das três cisternas de 30 mil litros e da caixa d´água central de oito mil litros.

A vedação das tampas dos reservatórios também foi providenciada, como determinado por técnicos da Vigilância na primeira inspeção realizada no local. A vistoria foi solicitada pela própria Unirio, depois de três casos de hepatite A em alunos. Além das caixas do Centro de Letras e Artes, a instituição fez a higienização dos reservatórios de todo o campus, assim como a análise de toda a água consumida.

< Núcleo de Ópera se apresenta no Solar do Jambeiro Troca de tiros e menor apreendido em Pendotiba <